sexta-feira, 9 de junho de 2017

Aula passeio: Representando o patrimônio na linguagem fotográfica

O trabalho com o conceito de "Patrimônio", se iniciou com uma oficina a respeito do tema, realizada na EMEF Irmã Cleusa C. R. Coelho no dia 11 de maio de 2015. Durante a oficina, os alunos tiveram contato com temas como: patrimônio material e imaterial, e conheceram um pouco mais sobre o município de Serra. A oficina contou com uma aula expositiva e dialogada ministrada pela professora mestrando Clara Zandomenico, onde foram expostas diversas imagens do patrimônio material e imaterial do município. Além do trabalho com as fotografias do patrimônio, alguns vídeos foram utilizados e os links estão disponibilizados no plano de aula sobre o conceito de patrimônio neste blog.

A consolidação desse conceito, foi a proposta de uma produção fotográfica que o representasse, dessa forma  os alunos foram levados a uma aula passeio no Sítio Histórico da Serra-Sede para oportunizar o enriquecimento da produção. No dia 18 de maio foi realizada uma visita a alguns locais de memória do centro da Serra-Sede como: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Museu da Serra, a Casa de Congo e a Estátua de Chico Prego. Um surpresa muito significativa para o estudo foi a presença do artesão que construiu a estátua de Chico Prego, o Senhor Jacob Kuster, que nos agraciou com sua presença e nos presentou com a história da construção da estátua. Na Casa do Congo, além da história dos instrumentos tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação musical com ritmos do congo. Foi incrível!!!

A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário