A
proteção do patrimônio não tem hora nem lugar, podemos praticar a Educação
Patrimonial na escola, em casa, no trabalho do campo ou da cidade. Além disso,
com o projeto imaginando abordaremos outro valor da educação patrimonial que é
cuidar da memória e dos valores que originalmente levaram aquele personagem,
objeto, ritual ou crença, lugar ou construção a serem considerados como bem de
coletividade. Propomos uma formação na área de educação patrimonial com base na
competência do aluno, permitindo uma série de transformações que estão sendo
demandados pela sociedade, por estudantes e professores. Esta abordagem
permitirá construir princípios e ferramentas conceituais a trabalhar para que
os alunos finalmente formando conceitos no patrimônio cultural com as quais os
participantes poderão lidar com a demanda profissional e pessoal.
A
Educação Patrimonial como instrumento de valorização e preservação dos bens históricos
e culturais deve ser desenvolvida em toda a sociedade, principalmente nas
escolas, instituições corresponsáveis pela
formação cidadã dos indivíduos, que se tornarão protetores dos bens, da cultura
e das tradições, da identidade local. A falta de uma consciência
histórico-cultural que faça surgir no cidadão o sentimento de pertencimento a
comunidade, são o ponto de partida para o trabalho com a preservação da memória
e do patrimônio.
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