Oficinas

EMENTA: Estudo e discussão de questões relacionadas à diversidade cultural, o tempo histórico na sala de aula e a educação patrimonial, tais como: o patrimônio e a escola; o tempo histórico como ferramenta de compreensão do presente; a cultura como forma de representação das múltiplas identidades.



OBJETIVOS: 
  • Compreender os diferentes conceitos de “Tempo”  e suas representações;
  • Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
  • Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
  • Promover reflexões sobre a diversidade cultural;
  •  Reconhecer as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;
  •  Compreender o significado da expressão patrimônio cultural (material e imaterial);
  • Investigar a importância do patrimônio cultural para a nossa história;
  • Conhecer os cuidados necessários com o patrimônio;
  • Promover a interação e discutir a importância das fotografias: importância temporal (histórica), comportamental (fotografias que provocaram mudanças de pensamento), como documento patrimonial e cultural;
  • Representar os conceitos  em uma imagem (fotografia).

PROGRAMA: 
1. A formação do conceito de "cultura": Um resgate da cultura local com o uso da fotografia;
2. A formação do conceito de "tempo": A fotografia como representação;
3. A formação do conceito de "patrimônio": uso dos espaços de memória da cidade;
4. A fotografia no processo de ensino-aprendizagem: História, técnica e prática fotográfica;
5. Aula passeio ao Patrimônio Arquitetônico do município da Serra/ES: Representanto o patrimônio na linguagem fotográfica;
6. Consolidação do conceitos trabalhados; Seleção e organização das fotografias produzidas; Como organizar uma exposição;
7. Produção do Blog: Como produzir um blog;

METODOLOGIA:
A oficina seguirá o projeto "Imaginando", desenvolvido pela Universidad Complutense de Madrid, no qual os alunos produzem imagens próprias para os conceitos trabalhados em aula. Será fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto direito de utilização acadêmica e educacional das imagens.


CARGA HORÁRIA: 
40 horas (20 horas presenciais e 20 horas à distância).
Aulas presenciais:  20 de abril, 27 de abril, 04 de maio, 11 de maio, 01 de junho, 08 de junho e 22 de junho de 2015.
Local: EMEF Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho.
Público alvo: Alunos do 5º ano do turno matutino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário