A
Serra é um município que conta com uma grande riqueza cultural e a partir do
olhar direcionado para as diferentes matrizes culturais que participaram do
processo histórico que marcou nossa identidade dando forma e conteúdo a um
agrupamento de pessoas que se identifica justamente por preservar a sua
diversidade cultural. Se na virada do século XX para o século XXI o tema da identidade
cultural pareceu estar muitas vezes associado àquilo que diferenciava as
diversas matrizes europeias, africanas, indígenas ou orientais, no presente
esses elementos reunidos formam uma grande riqueza. E a possibilidade de reunir
toda essa diversidade traduz em um patrimônio que se apresenta em formas
materiais e imateriais. O presente projeto nasce da preocupação com a
preservação e o diálogo da diversidade cultural diante de uma realidade que
reduz a riqueza cultural, artística e arquitetônica a padrões homogêneos em um
mundo globalizado.
O
projeto Olhares de uma cidade, propõe o uso de uma metodologia de ensino
chamada “Imaginando” desenvolvida na Universidad Complutense de Madrid (UCM),
em 2011, e aperfeiçoada no Brasil, no âmbito do Grupo de Pesquisa Acervos
Fotográficos, em disciplinas da pós-graduação em Ciência da Informação da
Universidade de Brasília (UnB), ligadas aos acervos fotográficos. A metodologia
Imaginando, que pode ser usada em qualquer área do conhecimento, compõe-se
basicamente de cinco etapas: (I) discussão teórica com os alunos, embasada em
bibliografia especializada, para atingir um nível comum de compreensão
conceitual de termos específicos; (II) produção de imagens inéditas - e/ou
reaproveitamento de imagens anteriores feitas pelos próprios participantes -,
representativas de tais ideias e/ou conceitos; (III) consolidação dos conceitos
mediante discussão das imagens realizadas por todos (alunos e professor) em
sala de aula; (IV) ajustes nas imagens ou produção de novas em função de tal
debate; (V) elaboração de ficha descritiva e texto explicativo sobre cada
imagem final, com vistas à documentação, criando um banco de imagens de uso
não-comercial. O ciclo pode, a partir daí, ser reiniciado com outras temáticas
e conceitos, no nosso caso trabalharemos o patrimônio cultural e histórico da
Serra.
A imagem está ligada a todas as ações de nossa vida, a memória e os objetos que nos cercam. Seu valor documental é óbvio, e seu uso está relacionado a todos os campos da pesquisa, desde a sua invenção em 1839. Imaginando é um projeto de Inovação e Melhoria da Qualidade de Ensino desenvolvido a partir de uma tríplice abordagem cujo núcleo é fotografia: 1) introduzir novos modelos aprendizagem, 2) motivar os alunos em suas atividades e 3) criar um banco imagens para o ensino.
A imagem está ligada a todas as ações de nossa vida, a memória e os objetos que nos cercam. Seu valor documental é óbvio, e seu uso está relacionado a todos os campos da pesquisa, desde a sua invenção em 1839. Imaginando é um projeto de Inovação e Melhoria da Qualidade de Ensino desenvolvido a partir de uma tríplice abordagem cujo núcleo é fotografia: 1) introduzir novos modelos aprendizagem, 2) motivar os alunos em suas atividades e 3) criar um banco imagens para o ensino.
O
que propomos nesse projeto passa por uma valorização dos saberes produzidos,
dos recursos imagéticos disponíveis e vai além, já que coloca o professor e o
aluno como agentes, como testemunhas do processo histórico, como entes
portadores de cultura e saberes que devem ser levados em conta no processo de
ensino aprendizagem. Professores e alunos deixam de ser expectadores para
tornarem-se agentes deixando suas impressões, seu olhar no diálogo com o
patrimônio histórico preservado. O
projeto cultural é uma atividade vinculada ao Programa de Pós Graduação do
Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES), realizado com
recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura),
referente ao Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial que
tem o objetivo de apoiar projetos que oportunizem a promoção da educação
patrimonial.
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