O projeto


A Serra é um município que conta com uma grande riqueza cultural e a partir do olhar direcionado para as diferentes matrizes culturais que participaram do processo histórico que marcou nossa identidade dando forma e conteúdo a um agrupamento de pessoas que se identifica justamente por preservar a sua diversidade cultural. Se na virada do século XX para o século XXI o tema da identidade cultural pareceu estar muitas vezes associado àquilo que diferenciava as diversas matrizes europeias, africanas, indígenas ou orientais, no presente esses elementos reunidos formam uma grande riqueza. E a possibilidade de reunir toda essa diversidade traduz em um patrimônio que se apresenta em formas materiais e imateriais. O presente projeto nasce da preocupação com a preservação e o diálogo da diversidade cultural diante de uma realidade que reduz a riqueza cultural, artística e arquitetônica a padrões homogêneos em um mundo globalizado.

O projeto Olhares de uma cidade, propõe o uso de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” desenvolvida na Universidad Complutense de Madrid (UCM), em 2011, e aperfeiçoada no Brasil, no âmbito do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, em disciplinas da pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), ligadas aos acervos fotográficos. A metodologia Imaginando, que pode ser usada em qualquer área do conhecimento, compõe-se basicamente de cinco etapas: (I) discussão teórica com os alunos, embasada em bibliografia especializada, para atingir um nível comum de compreensão conceitual de termos específicos; (II) produção de imagens inéditas - e/ou reaproveitamento de imagens anteriores feitas pelos próprios participantes -, representativas de tais ideias e/ou conceitos; (III) consolidação dos conceitos mediante discussão das imagens realizadas por todos (alunos e professor) em sala de aula; (IV) ajustes nas imagens ou produção de novas em função de tal debate; (V) elaboração de ficha descritiva e texto explicativo sobre cada imagem final, com vistas à documentação, criando um banco de imagens de uso não-comercial. O ciclo pode, a partir daí, ser reiniciado com outras temáticas e conceitos, no nosso caso trabalharemos o patrimônio cultural e histórico da Serra.

A imagem está ligada a todas as ações de nossa vida, a memória e os objetos que nos cercam. Seu valor documental é óbvio, e seu uso está relacionado a todos os campos da pesquisa, desde a sua invenção em 1839. Imaginando é um projeto de Inovação e Melhoria da Qualidade de Ensino desenvolvido a partir de uma tríplice abordagem cujo núcleo é fotografia: 1) introduzir novos modelos aprendizagem, 2) motivar os alunos em suas atividades e 3) criar um banco imagens para o ensino.

O que propomos nesse projeto passa por uma valorização dos saberes produzidos, dos recursos imagéticos disponíveis e vai além, já que coloca o professor e o aluno como agentes, como testemunhas do processo histórico, como entes portadores de cultura e saberes que devem ser levados em conta no processo de ensino aprendizagem. Professores e alunos deixam de ser expectadores para tornarem-se agentes deixando suas impressões, seu olhar no diálogo com o patrimônio histórico preservado. O projeto cultural é uma atividade vinculada ao Programa de Pós Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES), realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial que tem o objetivo de apoiar projetos que oportunizem a promoção da educação patrimonial.



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